Um dos meus maiores obstáculos para manter uma rotina de exercícios é a falta de objetivo: “Como assim, vou sair de casa, passar uma hora andando para lugar nenhum e voltar todo suado?” É ai que entram os programas para Android e outros smartphones.

Os programas de exercícios usam o GPS para marcar o início e fim de cada sessão mostrando velocidade, o mapa, as calorias queimadas, gráficos com a variação de velocidade e muito mais.

Clique para ver o postA telinha acima veio do blog Sebagauna e mostra a tela principal, um exercício e o gráfico com a variação de velocidade do Sporty Pal.

Decidir entre os principais aplicativos não é nada fácil pois todos são muito ricos e recursos. Vou listar os principais prós e contras de cada um dos que testei para você decidir.

Para você que não se acostumou com essa tecnologia moderna a coisa na prática funciona assim: você ativa o programa, inicia a contagem e vai correr (ou andar, esquiar, nadar etc.) e quando acabar manda ele parar. Simples assim.

Cardio Trainer

Aplicativo de registro de corridas bem simplesEsse foi o primeiro que decidi usar porque… Sei lá por que! 🙂 Só sei que queria deixar o mais famoso por último, mas esse não era o menos comentado e assim mesmo ficou sendo o primeiro.

A interface dele é fácil de usar, dá para colocar nosso peso, altura e outros dados usando o sistema métrico (todos permitem isso) e ele deixa uma barra permantente no alto da tela com o total de quilômetros corridos nos últimos sete dias e as calorias perdidas durante a semana.

Essa barrinha, a propósito, talvez cause alguma lentidão geral no sistema e foi um dos motivos que me levaram a abandonar esse programa.

Os recursos são bons:

  • Toca música automaticamente quando você inicia a corrida (pode ser desativado)
  • Permite escolher entre vários exercícios como corrida, caminhada e bicicleta
  • Uma voz (masculina) fica falando no seu ouvido quantas calorias você perdeu, a que velocidade está correndo e quantos metros ou quilômetros já percorreu
  • Ele guarda os dados de cada exercício no Google Health
  • Os mapas dos trajetos que você percorreu são guardados no servidor deles
  • A versão paga oferece programas de treinamento e outras vantagens, mas não testei

Problemas

  • Desconfio que causou lentidão no sistema
  • Não permite tuitar suas sessões de exercício automaticamente (é bom fazer isso para receber o estímulo dos amigos)
  • A versão do mapa dos trajetos que fica online não tem estatísticas como trecho mais lento ou mais rápido. Isso só aparece (e menos completo que outros) no próprio smarphone. Aliás, os mapinhas que ele guarda no site são muito decepcionantes.
  • Ele não permite criar trajetos pré-programados para você compartilhar com os amigos
  • Não é muito simples (se é que é possível) compartilhar suas trilhas com os amigos

Conclusão: Não vale a pena. Muito limitado.

Sporty Pal Pro

Logo do Sporty Pal

Esse aplicativo foi escolhido pela SonyEricsson como base do Live View combinado aos seus celulares e isso talvez ajude a popularizá-lo além de garantir que continuará crescendo e sendo atualizado. Por sinal a versão Pro foi liberada de graça recentemente.

Ele faz tudo que o Cardio Trainer faz, mas o site é um dos mais ricos em recursos incluindo:

  • Envia seu exercício automaticamente para o Twitter e/ou Facebook com um link para os amigos verem o mapa do exercício com todos os dados estatísticos.
  • Permite criar trajetos para compartilhar com os amigos
  • Pode transformar uma sessão de exercício em trajeto para compartilhar
  • No site tem uma sessão para registrar exercícios em academia bem variados indo de Taekwondo a spinning passando por jardinagem
  • Permite fixar metas como “queimar 12 mil calorias em 15 dias” ou “correr 54Km entre os dias x e y”
  • Mostra gráficos comparando velocidade, distância, velocidade e calorias das várias modalidades de exercícios realizados
  • Permite ver a lista com os melhores desempenhos
  • Está disponivel para praticamente qualquer celular, incluindo BlackBerry

O Sporty Pal é quase perfeito e as poucas coisas que me incomodam são:

  • Creio que é pouco conhecido portanto você teria que convencer seus amigos a usá-lo
  • A voz que anuncia o progresso fala algo que não entendo logo depois da distância, algo como “past four”
  • Tem um bug (pelo menos no Xperia mini) no cadastro de novos exercícios indoor.

Existem recursos pagos, mas confesso que até agora não entendi quais são e tive até dificuldade em descobrir como pagar para tê-los.

RunKeeper

Esse talvez seja o mais conhecido dos que testei, a quantidade de estatísticas que ele oferece no site é seu grande diferencial, mas ele apresentou ao menos uma falha séria ao contar 1km a mais em um dos meus testes (ele registrou errado o ponto de partida), mas essa pode ter sido uma falha do GPS.

Além das estatísticas que o SportyPal tem ele ainda oferece acompanhamento de peso e massa corporal, mas não descobri como alimentar esses dados.

Você pode pagar 20 dólares por ano para seus amigos poderem acompanhar sua corrida em tempo real, mandar mensagens de motivação durante sua corrida e ter acesso a cerca de 10 novos tipos de gráficos. Ao contrário do SportyPal é bem fácil entender que recursos você terá se fizer a assinatura anual.

Talvez seja um aplicativo mais indicado para quem tem uma postura mais profissional diante dos exercícios.

A voz (feminina) que informa o progresso do exercício tem uma pronúncia melhor e o texto é mais claro que o do SportyPal, ao meu ver o concorrente mais próximo.

Opa! Faltou dizer que foi o único que me permitiu corrigir o percurso percorrido e acertar aquele erro que citei lá no começo. Mais uma vez, pode ser um recurso adequado a quem é mais preciosista em seus exercícios e decide corrigir os pequenos erros do GPS.

No site é possível cadastrar e localizar corridas e chamar os amigos para participarem. O único problema é que os frequentadores parecem meio egocêntricos e, em vez de se ver se alguém já cadastrou o evento criam sua própria versão. Bem usado esse recurso pode proporcionar a socialização com outros corredores.

Endomondo

Seu ponto mais fraco é que a interface da versão online é meio confusa. Além disso ele está entre o SportyPal e o Runkeeper e talvez tenha até menos recursos que o SportyPal.

Um recurso interessante dele é que, na versão web, podemos passar o mouse sobre os pontos que marcam cada km de corrida e ver o tempo, o lap e a distância percorrida.

A interface do aplicativo está em Português, mas a voz fala em Inglês.

Outro diferencial dele é que você pode ajustá-lo para tuitar também o começo do seu exercício.

No mais ele é bem parecido: permite criar desafios para cumprir com os amigos, localizar eventos etc.

Nike +

Infelizmente a Nike parece ter algum preconceito (ou assinou algum contrato de exclusividade) com quem não usa iPhone então, apesar de dizerem que o aplicativo dela é maravilhoso não pude vê-lo, mas me mandaram alguns artigos:

Conclusão

Estou em dúvida entre o SportyPal e o RunKeeper. Aquele que atrair mais amigos será o escolhido.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais