Esse sou eu há alguns dias depois de correr 4,2km em meia hora. Coisa que faço corriqueiramente.
Decidi falar sobre saúde nesse blog porque o tema dele é justamente que somos máquinas que servem à evolução genética tanto quanto memética. Nossa mente funciona melhor quando nosso corpo funciona melhor.
Para quem não sabe:
- Tenho 50 anos
- Devia pesar 76kg e peso 96kg
- Corro três vezes por semana (sem machucar joelhos ou articulações)
- Comecei há três semanas a fazer exercícios aeróbicos
- Sou mais saudável que a média dos meus amigos, incluindo mais jovens
Há 5 anos, mais precisamente em 2 de janeiro de 2011, comecei a caminhar e pouco depois a correr.
O motivo foi simples: pressão alta e minha canela estava inchando. Pela primeira vez na vida eu percebia que meu corpo tinha limites.
Sim, primeira vez porque sempre tive a saúde acima da média apesar de sempre ter estado acima do peso. Provavelmente fiquei bem pela juventude e por não ser sedentário.
Vejo com certa preocupação a busca dos amigos e desconhecidos por saúde, mas partindo do princípio que a melhor medida para chegar a esse objetivo é emagrecendo.
Claro que, enquanto eu estiver acima do peso não estarei com a melhor saúde possível, por outro lado quem conseguiu perder peso às custas de excesso de exercícios ou dietas restritivas que não podem ser mantidas, quase sempre apresenta saúde pior que a dos gordinhos com hábitos saudáveis.
Além do mais muitas vezes mentimos para nós mesmos que queremos saúde para nos sentirmos bem, mas o que buscamos mesmo é ter uma aparência que os outros venham elogiar.
O melhor alerta que li ultimamente sobre esse problema foi escrito pela Míriam Bottan ao falar sobre fatores que ajudam a desenvolver anorexia.
Decidi que está na hora de compartilhar minha história porque:
- Ela não tem emagrecimento rápido, mas tem saúde rápida
- Vocês podem aprender com meus erros
- Mostra que, mesmo gordo ou não mais jovens, podemos começar a fazer exercícios e cuidar da saúde
Meu primeiro passo nesse sentido foram esses três vídeos (mais um):