Toda página web é http, ou seja é um protocolo de transferência de hipertexto.

Hipertexto são textos com links para outros textos (tem um vídeo em inglês no post e lamento pelo título), coisa que não se pode fazer nos textos do http Facebook.

Também tenho visto um uso cada vez menor de links em artigos de jornais.

Isso é muito ruim…

Vamos criando uma cultura do conhecimento superficial (já preocupava em 2004) que, aliada a fenômenos como o efeito Dunning-Kruger, deixa cada vez mais gente vulnerável a pós-verdade, gurus do apocalipse e outras técnicas que as lançam em uma verdadeira seita que as conduz a um estado constante de medo ou terror que as torna mais controláveis.

2021 foi o ano do TikTok, mais que isso, foi o ano do estímulo e da informação fugazes que duram menos de três minutos (vídeo do Normose. Assista!) e ocupam facilmente 1h, 2h do nosso dia que estão fazendo diferença na hora de entender não só que a Terra é um globo, mas como a humanidade pode sair da pandemia, desenvolver um sistema sócio-político-econômico mais humano e culturas mais diversificadas e adaptáveis.

O hipertexto faz diferença… Sentiu falta dele em sair da pandemia, sistema sócio-político-econômico e culturas mais adaptáveis ou não? Tem sugestão?

Photo by Tamara Gak on Unsplash

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais